top of page

Você acha que as suas emoções são um problema?

  • Foto do escritor: Viviane Loureiro Silva Costa
    Viviane Loureiro Silva Costa
  • 20 de set. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 10 de jan. de 2024


ree

Você já teve a sensação de que suas emoções estão muito intensas e está difícil lidar com elas? Se sente levado por seus sentimentos e que muitas vezes não consegue controlá-los?

Talvez se sinta “atropelado” por suas emoções, por ter uma diversidade de sentimentos em tão pouco tempo. Isso gera um certo cansaço emocional e afeta também as pessoas em sua volta.


Podemos ter aprendido crenças a respeito das emoções, que dificultam a forma de lidar com elas, por isso, vamos entender alguns pensamentos aprendidos que possam dificultar o bem estar emocional.


  • É possível que você tenha aprendido que é errado ter alguns sentimentos e que expressá-los é vergonhoso ou sinal de descontrole. Logo, quando alguma emoção desagradável aparece, a tendência é culpar-se e querer livrar-se dela o mais rápido possível. Isso gera frustração, pois você pode tentar e não conseguir parar de sentir uma emoção imediatamente. Sendo assim, a negação da emoção e a culpa de estar sentindo algo, só aumenta o sofrimento.


  • Você também pode pensar que emoções são insuportáveis e duradouras. Porém, elas são temporárias, por mais que no momento do sofrimento, pode parecer que irão durar para sempre. E não é impossível lidar com seus sentimentos. Há soluções saudáveis e você pode aprendê-las.


  • Você também pode ter aprendido que uma pessoa bem equilibrada, raramente sente raiva, chora ou se incomoda com alguma coisa. Então, para não parecer fraco, você não pode expressar esses sentimentos. Porém, essa percepção de equilíbrio perfeito, nega a si mesmo a possibilidade de ser humano. Seres humanos tem e expressam emoções. Até as pessoas mais equilibradas, tem sentimentos ruins também e nem sempre lidam com eles de maneira perfeita.


  • Outra crença comum sobre as emoções, é pensar que você só deve se sentir bem a maior parte do tempo e que não pode ter sentimentos desagradáveis em relação a alguém ou a algo. Logo, no dia a dia, você pode pensar que deve gostar de TUDO o que faz no trabalho, ou que o parceiro amoroso deve fazê-lo SEMPRE feliz e que NUNCA pode se desapontar com os amigos. Porém, nada é tão absoluto assim. Nem tudo será totalmente perfeito. É normal se sentir chateado com o trabalho às vezes, estar insatisfeito com alguma coisa em um relacionamento ou se incomodar com algum defeito de alguém.


Quando as emoções estiverem intensas, não a veja como um problema, mas como uma experiência humana. Ter uma vida com ricas experiências, inclui passar por decepções, raiva, tristeza e sofrimentos. Tentar se livrar das emoções a qualquer custo, ou culpar-se por senti-la, só vai intensificar o mal-estar. Vamos lembrar que as emoções nos tornam humanos. Não somos máquinas ou robôs. Somos capazes de sentir, chorar, sofrer e amar. E isso é essencial para a vida.


Os sentimentos desagradáveis também fazem parte da vida e tudo bem permitir-se senti-los. Entretanto, se mesmo assim, for muito difícil para você enfrentar o dia a dia com uma montanha russa emocional, busque ajuda psicológica, para lidar melhor com seus sentimentos. A terapia é o local certo para não se julgar por sentir, mas também para desenvolver habilidades de conviver melhor com o que você sente e ter uma vida de qualidade.

 
 
bottom of page